O que é um menisco?
O menisco do joelho é uma fibrocartilagem que separa o osso da coxa (fêmur) do osso da canela (tíbia). É comumente referido como uma “fibrocartilagem”. Cada joelho tem dois meniscos: um menisco medial e um menisco lateral.
Qual a função dos meniscos?
Os meniscos atuam como coxins para ajudar na estabilidade rotacional criada pelo ligamento cruzado anterior. O menisco também atua como um amortecedor. À medida que caminhamos, corremos e pulamos, os joelhos absorvem grandes impactos. Os meniscos ajudam a absorver essas forças para que as superfícies ósseas e cartilagem não sejam danificadas.
Os meniscos ajudam a distribuir as forças compressivas em todo o joelho ao invés de isolá-las.
O que é uma lesão/rotura/ruptura de menisco?
As roturas meniscais são as lesões mais comuns na articulação do joelho. Elas ocorrem quando a parte superior da perna é girada ou torcida sem mover o pé. Rotura meniscal súbita ocorre entre os atletas, especialmente aqueles envolvidos em esportes de contato (futebol, basquete, lutas, entre outros). Durante as atividades esportivas, você pode dobrar ou torcer o joelho, causando uma rotura de menisco.
No adulto mais velho, a rotura pode ser devida a uma degeneração natural relacionada ao envelhecimento do menisco ou a uma superfície áspera do osso femoral artrítico que rasga o menisco mais macio. Neste caso, a cirurgia pode ser necessária para atender tanto o reparo meniscal quanto o reparo da superfície articular danificada.
Dependendo do tipo de ruptura do menisco, o reparo pode ser complicado. Uma lesão de menisco que é inadequadamente tratada pode causar alterações ósseas degenerativas prematuras (artrose).
Quais são os tipos de rotura de menisco?
O tipo traumático de lesões meniscais é mais relacionado aos esportes. O menisco pode romper na parte anterior, posterior, radialmente (bico do papagaio) ou pode ter uma aparência de alça de balde.
Quais são os sinais e sintomas da rotura de menisco no joelho?
Normalmente, os sintomas da rotura de menisco começam com um mecanismo de lesão que envolve uma história de uma torção dolorosa que ocorre em um joelho levemente flexionado.
No entanto, as lesões degenerativas de menisco podem se apresentar lentamente com dor progressiva.
Você também pode experimentar um clique, estalo ou travamento do joelho. Estes sintomas são geralmente acompanhados por dor ao longo da linha da articulação do joelho e inchaço.
O exame clínico pode revelar sensibilidade ao longo da linha articular do joelho. Você normalmente notará que é doloroso agachar.
O especialista em joelho usará alguns testes como o de McMurray e outros testes clínicos para confirmar o diagnóstico de ruptura de menisco.
Quais são os exames que mostram a rotura do menisco?
Um exame de ressonância magnética é o teste não invasivo mais preciso para confirmar uma ruptura de menisco. Raios-X não mostram uma ruptura de menisco, mas ajuda na decisão de qual a melhor opção de tratamento. Joelhos com radiografias normais têm maior chance de se recuperar quando comparados aos joelhos com radiografias que mostram desgaste.
Alguns pacientes que possuem implantes metálicos pelo corpo, como por exemplo, marca-passo, clip de aneurisma no cérebro, entre outros, não podem realizar a ressonância magnética. Nestes casos, a Artrotomografia é o exame de escolha para diagnosticar a rotura meniscal.
Uma rotura de menisco pode curar por conta própria?
Sim. A cicatrização do menisco é dependente do suprimento de sangue do menisco, que é limitado. O menisco recebe sua nutrição do sangue e do líquido sinovial dentro da cápsula articular. O menisco tem três regiões distintas que afetam sua capacidade de cicatrizar. Nós chamamos isso de Zona Vermelha, Zona Vermelha/Branca e Zona Branca.
Zona vermelha e Vermelha/Branca:
A Zona Vermelha e Zona Vermelha/Branca tem suprimento de sangue, o que significa que nestas duas Zonas os meniscos podem cicatrizar naturalmente. Uma rotura longitudinal é um exemplo de uma rotura meniscal que provavelmente irá cicatrizar naturalmente. A borda externa do menisco tem suprimento de sangue da cápsula sinovial. Roturas meniscais laterais podem curar sem a necessidade de cirurgia.
Zona Branca:
A zona branca não tem suprimento de sangue e não cicatrizará naturalmente. O interior do menisco obtém sua nutrição do líquido sinovial. Devido a isso, as roturas do menisco nessa zona, não cicatrizam devido à falta de suprimento sanguíneo para desencadear uma resposta inflamatória. Essas lesões geralmente exigem cirurgia para remover o componente rompido.
O que acontece se você deixar um menisco rompido sem tratamento?
Uma rotura do menisco não tratada pode deteriorar e se soltar dentro da articulação do joelho causando danos à cartilagem. Isso pode resultar no travamento do joelho e, também, podem aumentar em tamanho e estender a área danificada do menisco.
Quais são as opções de tratamento para uma rotura de menisco?
Uma pequena rotura de menisco ou uma rotura na zona vermelha, geralmente respondem rapidamente ao tratamento com fisioterapia.
Um dos principais papéis do seu menisco é a absorção de choque. Felizmente, os outros amortecedores vitais em torno do seu joelho são seus músculos. Pesquisadores descobriram que, se você fortalece os músculos das pernas, o estresse ósseo diminui à medida que a força muscular melhora e o joelho se torna mais estável dinamicamente.