Como é a recuperação pós ressecção da rotura meniscal?
A reabilitação fisioterápica para lesões meniscais ressecadas pode ser razoavelmente agressiva, visando o retorno precoce às atividades. É permitido andar no mesmo dia da cirurgia sem auxilio de muletas.
Um fisioterapeuta fará uma visita logo após a cirurgia para ensinar os exercícios que serão realizados em casa nos primeiros 7 dias.
Em alguns casos a muleta será utilizada por 3 a 5 dias.
Com 5 a 7 dias de pós-operatório o paciente é liberado para dirigir.
O primeiro retorno geralmente o corre no sétimo dia após a cirurgia e, então, os pontos são retirados.
Após a retirada dos pontos, você vai progredir por meio da reabilitação fisioterápica de acordo com a sua dor e inchaço. A maioria dos pacientes tratados por artroscopia pode retornar à função normal dentro de 3 a 6 semanas.
Como é a recuperação pós sutura de menisco?
A reabilitação após uma sutura de menisco é diferente de uma ressecção devido ao tempo de cicatrização meniscal. O Dr. Denys Aragão utiliza protocolos acelerados de reabilitação pós-operatória e, na maioria dos casos o paciente é autorizado a andar com auxilio de muletas no mesmo dia da cirurgia. Um fisioterapeuta fará uma visita logo após a cirurgia para ensinar os exercícios que serão realizados em casa nos primeiros 7 dias.
O tempo de utilização das muletas irá depender de fatores como: tipo, tamanho, localização da rotura e estabilidade após a sutura. Na maioria dos casos isso não dura mais que uma ou duas semanas.
O primeiro retorno costuma ser no sétimo dia após a cirurgia e, então, os pontos são retirados.
Após a retirada dos pontos, você vai iniciar a fisioterapia em uma clínica especializada.
A reabilitação fisioterápica deve concentrar-se na mobilização precoce das articulações do joelho (tibiofemoral) e patela (patelo-femoral), além do fortalecimento do quadríceps, isquiotibiais e músculos da perna.
O retorno ao esporte pode demorar entre 2 e 6 meses.