- Repouso
- Gelo
- Elevação
- Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios
Toda lesão do LCA precisa de cirurgia?
Nem todas as pessoas que romperam o LCA precisam de cirurgia. Algumas pessoas podem compensar o ligamento lesionado com exercícios de fortalecimento.
Recomenda-se que o paciente com lesão do LCA desista de esportes envolvendo atividades de torsão.
Pessoas que romperam o LCA há muitos anos e já possuem uma artrose importante no joelho geralmente não precisam fazer a cirurgia de reconstrução do ligamento.
O que pode ocorrer com meu joelho se eu romper o LCA e continuar tendo instabilidade?
Episódios de instabilidade podem causar mais danos a estruturas importantes dentro do joelho como lesões de cartilagem e roturas dos meniscos. A artrose é umas das complicações mais comuns nestes casos.
Complicações
Pessoas que sofrem uma lesão do LCA estão em maior risco de desenvolver artrose no joelho. Artrose pode ocorrer mesmo se a cirurgia para reconstruir o ligamento for feita.
Múltiplos fatores provavelmente influenciam o risco de artrose, como a gravidade da lesão original, a presença de lesões relacionadas na articulação do joelho ou o tempo entre a lesão do LCA e a realização da cirurgia.
Prevenção da lesão de LCA
Treinamento e exercícios adequados podem ajudar a reduzir o risco de lesão do LCA. O Dr. Denys Aragão pode fornecer instruções e feedback que podem ajudá-lo a reduzir os riscos de uma rotura. Programas para reduzir a lesão do LCA incluem:
- Exercícios que fortalecem os músculos das pernas, especialmente quadríceps (anteriores da coxa) e isquiotibiais (posteriores de coxa), para garantir um equilíbrio geral na força muscular dos membros inferiores.
- Exercícios para fortalecer os quadris, a pelve e a parte inferior do abdômen
- Treino e exercício, enfatizando a técnica adequada e a posição do joelho ao saltar.
- Treino para melhorar a técnica ao realizar movimentos de desaceleração e giro.
- O treinamento para fortalecer os músculos das pernas, quadris e tronco, bem como treinamento para melhora.
Quais os melhores calçados para evitar a lesão do LCA?
Use calçados e estofamentos adequados ao esporte para ajudar a evitar lesões. Se você fizer esqui, certifique-se de que suas ligações de esqui estejam ajustadas corretamente por um profissional treinado para que seus esquis sejam liberados apropriadamente se você cair.
Usar uma joelheira não parece prevenir as lesões do LCA ou reduzir o risco de lesões recorrentes após a cirurgia.
A experiência do Dr. Denys Aragão e histórias dos pacientes
Nossos pacientes nos dizem que a qualidade de seus tratamentos, nossa atenção aos detalhes e a eficiência de suas visitas significam cuidados de saúde como nunca experimentaram.