O ligamento colateral medial (LCM) é um dos quatro principais ligamentos do joelho que conecta o fêmur (osso da coxa) à tíbia (osso da canela) e está presente na parte interna da articulação do joelho. Este ligamento ajuda a estabilizar o joelho. O LCM é o principal restritor à estabilidade em valgo ou seja quando o joelho é forçado para dentro.
Como ocorre a lesão do LCM?
O LCM é lesionado quando a força (valgo) é muito grande para o ligamento resistir e o ligamento ficar sobrecarregado. Isso pode ocorrer por meio de uma mudança brusca de direção, torcer o joelho enquanto o pé está fixo, errar um salto. O incidente geralmente precisa acontecer em velocidade. Fraqueza muscular ou incoordenação predispõem a uma torsão e lesão do ligamento.
Uma lesão no LCM pode ocorrer como resultado de impacto direto no joelho que geralmente ocorre no futebol ou em lutas. Uma lesão do ligamento colateral medial pode resultar em um pequeno estiramento (entorse), uma ruptura parcial ou completa do ligamento.
Quais os tipos de lesão?
Lesão grau I – O LCM tem um leve alongamento, mas na verdade não se rompe. Embora a articulação do joelho não possa doer ou inchar muito, uma leve lesão do ligamento pode aumentar o risco de uma nova lesão.
Lesão grau II – O LCM rompe parcialmente. Inchaço do joelho e hematomas são comuns, e o joelho fica doloroso e com dificuldade para dobrar ou esticar. Você pode ter algumas queixas de instabilidade ou uma sensação do joelho cedendo.
Lesão Grau III – O LCM se rompe completamente, causando inchaço e, às vezes, sangramento sob a pele. Como resultado, a articulação fica instável e pode ser difícil de suportar o peso do corpo no lado da lesão. Você pode sentir o joelho cedendo. A dor pode ser intensa após uma rotura grau III, pois todas as fibras da dor são rompidas no momento da lesão. Com esta rotura mais grave, outras estruturas estão em risco de romper, incluindo os meniscos e / ou LCA.
Quais são os sintomas de uma lesão do LCM?
Os sintomas mais comuns após uma lesão do ligamento colateral medial incluem dor, inchaço, instabilidade articular, dificuldade para dobrar e estender o joelho.
Como é feito o diagnóstico da lesão?
Uma história bem detalhada de como ocorreu a torção pode indicar a lesão do LCM. Uma lesão MCL pode ser diagnosticada com um exame físico completo do joelho e exames de diagnóstico por imagem, como raios-X e ressonância magnética. Raios-X podem ajudar a descartar fraturas. Além disso, o seu médico realizará o teste de esforço em valgo para verificar a estabilidade do LCM. Neste teste, o joelho é dobrado aproximadamente a 30 ° e a pressão é aplicada na superfície externa do joelho, dor excessiva ou frouxidão é indicativa de lesão do ligamento colateral medial.