Como é feito o tratamento não cirúrgico e quanto tempo leva para uma lesão de LCM cicatrizar?
O tratamento de uma lesão do ligamento colateral medial varia de acordo com sua gravidade e se há outras lesões associadas.
Se a estabilidade geral do joelho estiver intacta, seu médico poderá recomendar métodos não cirúrgicos, incluindo repouso e fisioterapia.
Entorses grau I geralmente curam dentro de algumas semanas. A força máxima do ligamento ocorrerá após seis semanas, quando as fibras de colágeno tiverem amadurecido. Repouso, compressa com gelo e alguns medicamentos anti-inflamatórios são úteis. A fisioterapia ajudará a acelerar o processo de cura através de modalidades elétricas, massagem, fortalecimento e exercícios conjuntos para orientar a direção que as fibras do ligamento devem cicatrizar. Isso ajuda a evitar uma outra lesão no futuro.
Quando ocorre uma entorse de Grau II, o uso de uma imobilização é comum no tratamento precoce. Isso ajuda a aliviar a dor e evitar o alongamento do ligamento durante a fase de cicatrização. Depois de uma lesão de grau II, você pode retornar à atividade quando a articulação estiver estável e você não estiver mais sentindo dor. Isso pode levar até seis a 8 semanas. A fisioterapia também é fundamental na para uma recuperação completa. Isso ajuda a evitar um desgaste futuro e a retornar rapidamente ao status de pré-lesão.
Quando ocorre uma lesão Grau III, geralmente recomendamos o uso de uma joelheira articulada, travada em extensão e a utilização de muletas por 2 a 4 semanas para proteger a lesão das tensões ao caminhar. À medida que a dor é resolvida, a chave pode ser desbloqueada para permitir o movimento conforme a tolerância. O objetivo é permitir a cicatrização do ligamento e gradualmente retornar às atividades normais.
Estas lesões são tratadas com mais sucesso através de fisioterapia e podem não permitir o retorno completo das atividades por 3 a 4 meses. Todas as lesões do Grau III devem ser reabilitadas sob a orientação do seu fisioterapeuta e ortopedista especialista em joelho.
O tratamento não cirúrgico das lesões do ligamento colateral medial supostamente resulta em estabilidade semelhante àquela proporcionada pelo reparo cirúrgico com diferença menor que 5 mm em comparação com o joelho não lesionado e retorno à atividade atlética em 90% dos casos. No entanto, quando as lesões do ligamento colateral medial não cicatrizam, a reconstrução pode ser aconselhada.