Uma Artroplastia Total de Joelho ou colocação de prótese total no joelho é uma cirurgia que substitui a articulação do joelho por uma “prótese”.
O procedimento é geralmente recomendado para pacientes que sofrem de dor, deformidade e perda da função do joelho devido a artrose e não melhoram com outros métodos de tratamentos não cirúrgicos.
A cirurgia substitui as extremidades do fêmur (osso da coxa) e da tíbia (osso da canela) por componentes metálicos, e um plástico de alta resistência chamado polietileno é colocado entre os eles, para evitar o desgaste dos metais.
Quais são os sintomas que indicam que eu talvez precise colocar uma de Prótese de joelho?
Os pacientes elegíveis para esta cirurgia geralmente têm:
- Dor no joelho que interfere na vida diária e não respondeu a tratamentos não cirúrgicos apropriados, como exercícios, perda de peso, fisioterapia, medicamentos, injeções de esteroides e imobilização.
- Artrose moderada a grave no joelho que pode ser confirmada por exames de imagem
Candidatos típicos para a substituição do joelho também terão alguma combinação dos seguintes:
- Dificuldade para caminhar, subir escadas e sentar e se levantar de cadeiras
- Dor moderada a intensa mesmo em repouso, o que pode afetar o sono e te acordar a noite
- Deformidade do joelho, como pernas arqueadas para dentro (valgo) ou para fora (varo) que foi exacerbado pela degeneração articular do joelho
- Inchaço e inflamação do joelho que é crônico e não controlado com medicação ou repouso
- Limitação para dobrar ou estender completamente joelho
Benefícios
A decisão de prosseguir com a cirurgia de Prótese é cooperativa entre você, seu cirurgião e sua família.
Os benefícios após a cirurgia são o alívio dos sintomas da artrose e correção das deformidade (correção das pernas tortas).
Qual a idade ideal para colocar uma prótese no joelho?
Uma vez que o tratamento não cirúrgico falha é hora de considerar a cirurgia. A maioria dos pacientes com Prótese total do joelho tem entre 60 e 80 anos, mas cada paciente é avaliado individualmente e pacientes com 20 ou 90 anos são ocasionalmente operados com bons resultados.
Contra-indicações para a cirurgia
A Artroplastia total de joelho não é para todos.
Por exemplo, a prótese pode não ser recomendada se a pessoa tiver:
- Infecção sistêmica ou propensão a infecção. A infecção é considerada um sério risco pós-cirúrgico; infecções podem necessitar de uma cirurgia de substituição do joelho de revisão e, em alguns casos, podem ser fatais.
- Problema significativo que afeta os músculos ou tecidos moles ao redor do joelho, como distúrbios neuromusculares. Os músculos circundantes e tecidos moles são essenciais para a função do joelho e o sucesso da substituição do joelho.
- Condição médica que pode interferir na administração segura da anestesia. Os riscos associados à anestesia podem ser fatais.
- Condição da pele, como psoríase, na área a ser operada. Problemas de pele podem afetar a cicatrização bem sucedida e aumentar a probabilidade de infecção.
- Dor associada à artrite que não limita severamente as atividades da vida diária e / ou afeta negativamente a qualidade de vida diariamente.
Alguns problemas de saúde podem precisar ser resolvidos antes da prótese total de joelho para reduzir o risco de complicações sérias. Esses problemas de saúde incluem:
- Diabetes descontrolado com um exame de sangue mostrando glicemia elevada . Nesses casos, a pessoa pode precisar de dieta, exercícios, pílulas ou injeções de insulina para melhorar o açúcar no sangue a níveis mais seguros antes da cirurgia.
- Doença vascular grave, que pode ser indicada por perda de pulso na perna, úlceras na pele e / ou inchaço significativo. Nesses casos, o paciente pode necessitar de consultas de tratamento de feridas, meias de edema ou mesmo procedimentos de revascularização do membro antes da cirurgia.
- Obesidade mórbida que impede a cirurgia segura. Nesses casos, o paciente pode se beneficiar de uma consulta nutricional, programas de perda de peso monitorados, medicamentos ou mesmo procedimentos bariátricos antes de se submeter à cirurgia de substituição do joelho.
- Má dentição, cáries ou gengivite. Nestes casos, o paciente é aconselhado a completar todo o trabalho dentário necessário antes da cirurgia. Após a cirurgia, o trabalho dentário invasivo aumenta o risco de espalhar bactérias da boca para o implante do joelho através da corrente sanguínea.
- Exame de laboratório que indica irregularidades. Essas irregularidades podem ser corrigidas com freqüência. Por exemplo, uma deficiência de ferro pode ser corrigida com suplementação de ferro.
- Nutrição inadequada, que pode retardar ou impedir a cicatrização bem sucedida após a cirurgia. Nestes casos, a pessoa pode se beneficiar de consulta nutricional ou suplementação calórica com shakes de proteína antes da cirurgia.
- Uso de cigarro ou nicotina. Pacientes que têm uma disposição para modificar seus comportamentos podem obter um encaminhamento de um médico para um programa de cessação do tabagismo e / ou usar medicamentos para reduzir os desejos de nicotina.
Preparação para a cirurgia
São solicitados exames de sangue de rotina e quaisquer outras investigações necessárias antes da sua cirurgia
- Você será solicitado a fazer um risco cirúrgico com o cardiologista
- Você deve tratar antes da cirurgia, quaisquer outros problemas médicos, como infecção de urina, problemas dentários, etc
- Duas semanas antes da cirurgia, um paciente pode ser solicitado a parar de tomar certos medicamentos, tais como:
- Aspirina, medicamentos anti-inflamatórios não esteróides ( Advil) e outros medicamentos que dificultam a coagulação do sangue.
- Parar de tomar corticoides e outros medicamentos que suprimem o sistema imunológico e, portanto, podem aumentar as chances de infecção pós-cirúrgica
- Parar toda medicação para a dor como Opióide pois eles podem aumentar o nível de dor pós-operatória
- Cortar ou diminuir o uso de tabaco. O paciente será instruído a eliminar ou reduzir o tabagismo ou qualquer outro uso de tabaco. A nicotina impede a cicatrização e aumenta o risco de infecção pós-cirúrgica ou trombose venosa profunda, que é um coágulo sanguíneo potencialmente mortal em uma veia profunda.
- Verifique com especialistas. Pacientes que têm outras condições médicas, como diabetes ou doença cardíaca, devem consultar com especialistas nessas áreas para se certificar de que eles são capazes de se submeter à cirurgia.
- Corte ou diminua o uso de álcool. Pacientes que tomam mais de 1 ou 2 drinques por dia devem informar seus médicos, já que o uso pesado de álcool influencia os efeitos da anestesia.
- Relatar doença. Pacientes que ficam doentes (frio, gripe, febre, surto de herpes, etc.) nos dias que antecedem a cirurgia devem reportar aos seus médicos.
Um paciente deve informar ao cirurgião sobre qualquer medicamento que tome, incluindo medicamentos homeopáticos e suplementos nutricionais, e perguntar se é seguro tomar antes e depois da cirurgia.
Qual é o tipo de anestesia utilizado na cirurgia de Prótese de Joelho?
Uma consulta será feita com o anestesista dias antes da cirurgia para definir qual a melhor opção de anestesia para cada caso. O anestesista também irá orientar o tempo de jejum necessário no dia da cirurgia.
Preparações Caseiras Sugeridas
Flexão profunda e agachamento podem levar a lesões no joelho durante o período de recuperação. Um paciente pode minimizar esses riscos, preparando sua casa. Por exemplo:
- Providenciar um cônjuge, amigo ou outro cuidador para fornecer refeições e ajudar em casa.
- Organize o transporte, pois a maioria dos pacientes não pode dirigir nas primeiras 4 a 6 semanas após a cirurgia.
- Deixar as refeições pré-fabricadas e itens de higiene próximos ao quarto para evitar ter que fazer esforço pós cirurgia
- Se possível, providencie um quarto para dormir no andar de baixo, a fim de evitar escadas.
- Se possível, ajuste a altura do leito (não muito alta ou muito baixa) para facilitar subir ou descer da cama.
- Retire ou mova tudo o que possa ser tropeçado, como tapetes ou cabos elétricos.
- Certifique-se de que todas as escadas tenham grades resistentes.
- Instale pequenos trilhos ou barras próximas a vasos sanitários e chuveiros.
- Instale um assento de toalete modificado; um assento mais alto causará menos tensão nos joelhos e facilitará o sentar e levantar-se.
- Coloque um banquinho no chuveiro para evitar ficar em uma superfície escorregadia.
- Providencie uma poltrona confortável e de apoio para manter a perna elevada nos momentos de repouso.
- Tenha bolsas para compressa fria à mão para ajudar a aliviar o inchaço.
- Treinar andar com andador antes da cirurgia pode facilitar o uso após o procedimento.
- Os pacientes podem identificar outras maneiras de adaptar suas casas para atender a necessidades específicas. O objetivo é evitar obstáculos e atividades que possam levar a lesões ou impedir a cura.
Dia da sua cirurgia
- Você será internado no hospital, geralmente no dia da sua cirurgia
- Você vai conhecer os enfermeiros e responder algumas perguntas para os registros do hospital e para marcar qual joelho será operado.
- Você encontrará seu anestesista, que fará algumas perguntas
- O local da operação será raspado e limpo minutos antes da cirurgia.
- Antes da anestesia será realizado um protocolo com a aplicação de medicamentos que diminuem o sangramento durante e após a cirurgia. Desta forma, cirurgias que poderiam sangrar 1 litro e meio, não sangram mais que 300 ml. Tenho utilizado este protocolo há 5 anos e os resultados são excelentes. Como o paciente perde muito pouco sangue, não necessita de transfusões sanguíneas, acordando da anestesia muito mais dispostos e se recuperando muito mais rápido.
- Você receberá um antibiótico intravenoso antes, durante e após o procedimento para ajudar a prevenir a infecção pós-cirúrgica.
- Você também pode receber um bloqueio do nervo em torno do joelho para anestesiá-lo. A dormência desaparece gradualmente após o procedimento. Isso irá garantir que você não tenha dor por 12 A 24 horas após a cirurgia.
Procedimento Cirúrgico
A cirurgia é realizada sob condições estéreis na sala de cirurgia geralmente com anestesia espinhal. Um torniquete aplicado na parte superior da coxa para reduzir a perda de sangue. A ativação do torniquete é feita por elevação pois, estudos comprovam que isso diminui os riscos de complicações como trombose no pós operatório.
A cirurgia leva aproximadamente 1 a 2 horas.
O cirurgião corta a pele para expor os ossos da articulação do joelho.
As partes danificadas do fêmur e da tíbia são então cortadas nos ângulos apropriados usando gabaritos especializados. Componentes de teste são então inseridos para verificar a precisão desses cortes e determinar a espessura do plástico necessário para colocar entre esses dois componentes. O a rótula (rótula) pode ser substituída dependendo de vários fatores e dependendo da escolha do cirurgião.
Os componentes reais (componente femoral, tibial e Polietileno) são então inseridos com cimento e o joelho é novamente verificado para garantir que as coisas estão funcionando corretamente. O joelho é então cuidadosamente fechado, e vestido com um curativo e uma meia 7/8 de média compressão. Esta meia irá melhorar o retorno do sangue da perna para o coração, e com isso diminuir o inchaço e a dor após a cirurgia.
Recuperação Pós Cirurgia
Ao acordar, você estará na sala de recuperação pós anestésica, serão colocados monitores para verificar seus sinais vitais. Você normalmente terá um botão para pressionar chamar a enfermeira caso necessário.
Uma vez estável, você será levado para o quarto.
Nosso protocolo de reabilitação permite que você começe a mover o joelho e andar sobre ele com a ajuda de um andador, dentro de um dia ou dois após cirurgia. Sua reabilitação e mobilização serão supervisionadas por um fisioterapeuta.
Para evitar o congestionamento pulmonar, é importante respirar profundamente e expelir qualquer catarro que você possa ter, assim, uma fisioterapia respiratória é realizada de rotina.
Para minimizar as chances de coágulos sanguíneos nas pernas (trombose), além das meias de compressão, uma injeção de anticoagulante será aplicada no subcutâneo.
Muitos dos resultados a longo prazo da Artroplastia Total de Joelho dependem de quanto você irá se esforçar para realizar os exercícios recomendados.
Normalmente, você permanecerá no hospital por 3-5 dias. Então, você receberá alta hospitalar e irá para casa. Você precisará de fisioterapia no joelho após a cirurgia.
Você irá utilizar o andador ou muletas para deambular em casa por 4 semanas após a cirurgia. A partir disso, geralmente é permitido andar sem o auxilio do andador ou muletas.
Os pontos são removidos em aproximadamente 14 a 21 dias.
Até a retirada dos pontos, o curativo deve ser protegido para não molhar durante o banho. A proteção do curativo pode ser feita aplicando o plástico filme em volta do joelho.
Dobrar o joelho é permitido, mas em 6 semanas você deve estar com 90 graus de flexao. O objetivo é obter 110-115 graus de movimento.
Você pode dirigir em cerca de 6 semanas, depois de ter recuperado o controle muscular de sua perna. Você deve estar andando razoavelmente confortavelmente com 6 semanas.
Atividades físicas, como esportes previamente discutidos, podem levar 3 meses para serem realizadas confortavelmente.
Quando você for para casa, precisa tomar precauções especiais ao redor da casa para evitar acidentes como quedas.
Você normalmente fará um check-up de com 2 e 4 semanas com seu cirurgião, que avaliará seu progresso. Você deve continuar a ver seu cirurgião pelo resto de sua vida para checar seu joelho e fazer radiografias. Isso é importante, pois às vezes o joelho pode estar excelente, mas pode haver um problema apenas reconhecido no raio X.
Você está sempre em risco de infecções, especialmente com qualquer tratamento odontológico ou outros procedimentos cirúrgicos, onde os germes (bactérias) podem entrar na corrente sanguínea e encontrar o caminho para o seu joelho. Por isso, você deve comunicar seu cirurgião sempre que necessite fazer algum procedimento, desta forma medidas profiláticas serão tomadas para evitar infecções em sua prótese de joelho.
Se em algum momento após a cirurgia você sentir uma dor inexplicável, inchaço ou vermelhidão ou se sentir com febre, deve consultar o seu médico o mais rapidamente possível.
Riscos e Complicações
Como em qualquer cirurgia de grande porte, há riscos potenciais envolvidos. A decisão de prosseguir com a cirurgia é tomada porque as vantagens da cirurgia superam as potenciais desvantagens.
- É importante que você seja informado sobre esses riscos antes que a cirurgia ocorra
As complicações podem ser complicações médicas (gerais) ou locais específicas do Joelho
As complicações médicas incluem as do anestésico e seu bem estar geral. As complicações incluem:
- Reações alérgicas a medicamentos
- Perda de sangue que requer transfusão com baixo risco de transmissão da doença
- Ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais, insuficiência renal, pneumonia, infecções da bexiga
Complicações de bloqueios nervosos, como infecção ou lesão do nervo
Problemas médicos sérios podem levar a preocupações com a saúde, hospitalização prolongada ou raramente morte.
Complicações Locais
Infecção
A infecção pode ocorrer com qualquer operação. No joelho isso pode ser superficial ou profundo. As taxas de infecção variam. Se ocorrer, pode ser tratada com antibióticos, mas pode requerer uma nova cirurgia. Muito raramente o seu novo joelho pode precisar ser removido para erradicar a infecção.
Coágulos Sanguíneos (Trombose Venosa Profunda)
Estes podem se formar nos músculos da panturrilha e podem viajar para o pulmão (embolia pulmonar). Estas podem ocasionalmente ser graves e até fatais. Se sentir dor na panturrilha ou falta de ar em qualquer fase, você deve avisar seu médico.
Rigidez no joelho
Idealmente, o joelho deve dobrar além dos 100 graus, mas ocasionalmente o joelho pode não dobrar tão bem quanto o esperado. Às vezes, as manipulações são necessárias. Isso significa ir para a sala de cirurgia onde o joelho será manipulado sob anestesia.
Desgaste
O revestimento de plástico eventualmente se desgasta com o tempo, geralmente de 15 a 25 anos e pode precisar ser trocado.
Irritação ou colapso da ferida
A operação sempre cortará alguns nervos da pele, assim você terá inevitavelmente alguma dormência ao redor da ferida. Isso não afeta a função da sua articulação. Você também pode sentir dor na cicatriz. Creme de vitamina E e massagem podem ajudar a reduzir isso.
Ocasionalmente, você pode obter reações às suturas ou um colapso da ferida que pode exigir antibióticos ou, raramente, uma nova cirurgia.
Aparência Cosmética
O joelho pode parecer diferente do que era porque é colocado no alinhamento correto para permitir o funcionamento adequado.
Desigualdade no comprimento das pernas. Isso também se deve ao fato de que um joelho corrigido fica mais reto.
Luxação
Uma condição extremamente rara em que as extremidades da articulação do joelho perdem o contato uma com a outra ou a inserção plástica pode perder o contato com a tíbia (osso da canela) ou com o fêmur (osso da coxa).
Problemas de patela
A Patela pode deslocar. Isso significa que ele sai do lugar e pode se quebrar ou se soltar.
Lesões ligamentares
Há vários ligamentos ao redor do joelho. Estes ligamentos podem ser rasgados durante a cirurgia ou quebrar ou esticar a qualquer momento depois. Cirurgia pode ser necessária para corrigir este problema.
Danos aos nervos e vasos sanguíneos
Raramente estes podem ser danificados no momento da cirurgia. Se reconhecidos, eles são reparados, mas uma segunda operação pode ser necessária. Danos nos nervos podem causar perda de sensibilidade ou movimento abaixo do joelho e podem ser permanentes.
As fraturas ou rupturas no osso podem ocorrer durante a cirurgia ou depois, se você cair. Para repará-los, você pode precisar de cirurgia.
Discuta suas preocupações com seu cirurgião ortopédico antes da cirurgia.
Resumo
A cirurgia não é uma perspectiva agradável para ninguém, mas para algumas pessoas com artrose, pode significar a diferença entre levar uma vida normal ou tolerar uma condição debilitante. A cirurgia pode ser considerada como parte do seu plano de tratamento – pode ajudar a restaurar a função das articulações danificadas e também aliviar a dor.
A Prótese Total do Joelho é uma das operações mais bem sucedidas disponíveis hoje. É um excelente procedimento para melhorar a qualidade de vida, eliminar a dor e melhorar a função. Em geral, 90-95% das cirurgias de prótese de joelho sobrevivem 20 anos, dependendo da idade e do nível de atividade.
A cirurgia só é oferecida quando o tratamento não operatório falhou. É uma decisão importante a tomar e, finalmente, é uma decisão informada entre você, seu cirurgião e sua família.
Embora a maioria das pessoas esteja extremamente feliz com o novo joelho, complicações podem ocorrer e você deve estar ciente disso antes de tomar uma decisão. Se você está indeciso, é melhor esperar até ter certeza de que este é o procedimento para você.
Mais alguma dúvida? Entre em contado agora mesmos e agende uma consulta com Dr. Denys Aragão para maiores esclarecimentos.