A importância de consultar um especialista em joelho
Tratamento para dor no joelho requer conhecimentos específicos para evitar transtornos futuros e dar alívio ao paciente
Assim como ensinar matemática e física requer habilidades com fórmulas específicas, lidar com patologias exige conhecimento aprofundado sobre as particularidades do corpo humano. Todo professor deve ser capaz de envolver a turma, cobrar disciplina dos alunos e elaborar provas, pois essas são tarefas comuns do docente. No entanto, um professor de português, provavelmente, terá dificuldades de explicar uma equação complexa, pois essa não é sua área de especialização.
Na Saúde, a lógica é a mesma. Qualquer médico competente consegue prestar primeiros socorros e afastar o risco de morte ou de lesão permanente do paciente. Mas, o tratamento de patologias específicas deve ser feito com o profissional que se especializou naquela parte adoecida.
O corpo humano é um dos organismos mais completos da natureza. São milhões de células, articulações, bactérias, músculos e terminações nervosas que garantem a sobrevivência e a qualidade de vida do ser. Para cada centímetro, há uma infinidade de complicações possíveis, capazes de comprometer a locomoção ou funcionamento de terminado órgão.
Desde que iniciei meus estudos na medicina, minha atenção voltou-se para a ortopedia, que mais tarde, tornou-se minha área de especialização. Foram dezenas de cursos, centenas de atendimentos, participações em seminários, palestras, workshops e todo tipo de capacitação que detalhasse o funcionamento dos membros inferiores. Hoje, sou especialista em patologias do joelho, na minha opinião, uma das partes mais importantes para a atividade corporal.
Os joelhos são responsáveis pelo amortecimento de todo movimento feito ao caminhar ou correr. Tratam-se da maior articulação do corpo, envolvendo fêmur, tíbia e patela. Por ele, passam tendões, fibras, cartilagens, meniscos e outras estruturas que dão flexibilidade, sustentação e extensão ao indivíduo.
O acompanhamento e atividades de prevenção a lesões e inflamações, ao longo da vida, garantem a passagem dos anos de forma leve e saudável.
Diariamente, atendo, em meu consultório, pessoas com problemas que começaram com uma pequena torção, mas se agravaram pela falta de acompanhamento especializado. Os procedimentos realizados em pronto socorros, exames básicos, servem apenas para afastar riscos imediatos, mas não investigam causas de desconfortos mais profundos.
As mulheres, em especial, estão mais suscetíveis a problemas nesta região, pois a perda da fibra muscular ocorre com mais rapidez, ocasionando na fraqueza dos músculos e ossos. Atletas e pessoas que pegam muito peso em atividades físicas também têm peculiaridades no tratamento do joelho, que, nestes casos, devem ser focados na prevenção e não apenas na cura de lesões.
Os idosos são o principal alvo de artrites e outros problemas nas articulações do joelho. Para esse público, o equilíbrio e a rotina de caminhadas e exercícios leves deve ser prioridade.
São detalhes que fazem parte do universo acadêmico, mas continuam a ser estudados em pesquisas e encontros de especialistas. O papel desse profissional é manter-se sempre atualizado sobre as novas tecnologias e inovações na sua área de atuação, evitando, sempre que possível, recorrer ao uso contínuo de remédios para dor no joelho e cirurgias, que são recomendadas em casos mais extremos.
This Post Has 0 Comments