skip to Main Content

O tratamento médico é projetado para aliviar a dor, restaurar a amplitude de movimento e força. Na maioria dos casos, a dor da condromalácia pode ser tratada de forma não cirúrgica.

  • Alterações de atividade
  • Medicação
  • Suplementos
  • Fisioterapia/Hidroterapia
  • Acupuntura
  • Infiltração com ácido hialurônico

Alterações de atividade

Pare de fazer as atividades que fazem seu joelho doer até ele melhorar. Isso pode significar mudar sua rotina de treinamento ou mudar para atividades de baixo impacto que irão colocar menos estresse na articulação do joelho. Bicicleta e natação são boas opções de baixo impacto. Se você está acima do peso, perder peso também ajudará a reduzir a pressão no joelho.

  • Repouso, compressas com gelo e elevação dos membros inferiores podem melhorar os sintomas.
  • Evite colocar carga sobre o joelho doloroso.
  • Gelo. Use compressas com gelo 20 minutos de cada vez, várias vezes ao dia. Não aplique gelo diretamente sobre a pele.
  • Elevação. Na maior parte das vezes, descanse com o joelho levantado.

Medicação

Os anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) podem ajudar a reduzir o inchaço e aliviar a dor, mas não devem ser utilizados por longos períodos pois podem causar efeitos colaterais como gastrite.

Suplementos

Suplementos são frequentemente divulgados na mídia como potenciais “curas” para problemas de cartilagem. Temos evidências razoáveis ​​de eficácia de alguns tipos de suplementos: glucosamina, condroitina, piascledine e colágenos hidrolizados.

A única desvantagem é que você normalmente é necessário tomar os suplementos por cerca de 3 a 6 meses antes de saber se eles estão tendo algum efeito em sua dor.

Os suplementos funcionam?

Talvez. Glucosamina, condroitina, piascledine e os colágenos, passaram por estudos científicos e os resultados são variáveis.

Cada caso é avaliado individualmente e de acordo com a necessidade os suplementos serão prescritos.

Além das mudanças de atividade, gelo, aines e repouso, você pode utilizar um ou vários dos seguintes tratamentos:

Fisioterapia/Hidroterapia

Exercícios de fisioterapia ou Hidroterapia, Gelo, calor, tratamentos de ultrassom, máquinas de TENS, eletroterapia e terapia de campo magnético podem proporcionar alívio da dor,  melhora da amplitude de movimento, força e resistência. É importante concentrar-se no fortalecimento e alongamento do seu quadríceps, uma vez que esses músculos são os principais estabilizadores da rótula. Exercícios básicos também podem ser recomendados para fortalecer os músculos em seu abdômen e parte inferior das costas.

Tratamento não cirúrgico da Condromalácia Patelar

Acupuntura

Pode aliviar os sintomas em alguns casos.

Infiltração com ácido hialurônico para Condromalácia Patelar (Aplicação de Gel no joelho)

“Fluido sinovial” é o nome do lubrificante natural encontrado em todas as nossas articulações. Ele ajuda a melhorar a superfície de deslizamento e também fornece nutrição para a cartilagem.

O ácido hialurônico é um componente normal do fluido articular. Por razões que não são bem compreendidas, a concentração de ácido hialurônico diminui em pessoas com problemas de cartilagem no joelho e também com o envelhecimento.

Nossa preferência é usar terapias de ácido hialurônico de injeção única ao invés de uma série de três injeções.

Um dos benefícios potenciais da injeção de ácido hialurônico além do alívio da dor é que há alguma evidência clínica de que o ácido hialurônico pode retardar o processo de desgaste da cartilagem.

Infiltração com ácido hialurônico | Dr. Denys Aragão

O ácido hialurônico funciona para condromalácia patelar ?

Pesquisas mais recentes indicam que além do alívio da dor o Ácido Hialurônico tem o potencial de retardar o processo de desgaste da cartilagem.

Quando devo fazer a aplicação de ácido hialurônico?

Recomendamos injeções de hialurônico para pessoas que tem problemas de desgaste da cartilagem da patela como a Condromalácia Patelar em graus avançados  e desejam obter uma melhora da dor. Pacientes com Artrose de joelho também podem se beneficiar com esta aplicação.

Como é feita a aplicação?

A aplicação do ácido hialurônico é um procedimento simples, que geralmente é feito no consultório, com o paciente deitado na maca. É importante que o paciente fique deitado para relaxar os músculos em volta do joelho. Uma limpeza é feita com um produto especial (clorexidina) para esterilizar o local que será feito a aplicação.

Uma anestesia local é realizada na lateral do joelho com uma agulha pequena e fina (agulha de insulina). Desta forma a dor e o desconforto são mínimos. A anestesia é importante para tornar o procedimento indolor e também para evitar que o músculo faça uma contração involuntária e retire a agulha do ponto ideal. Após a anestesia, o ácido hialurônico é injetado dentro do joelho, então, o joelho é flexionado para que o líquido atinja todas as cartilagens dentro da articulação. Todo o procedimento é feito com materiais estéreis para evitar infecções.

Preciso fazer repouso após a injeção de ácido hialurônico?

Recomendamos um período de 12 a 24 horas de descanso após a aplicação. Fazer repouso após a injeção ajuda a reduzir a dor da injeção e também diminui a chance de o ácido hialurônico sair da cápsula articular.

Durante este período de descanso, os pacientes podem realizar atividades simples e de baixo impacto, como caminhadas lentas e curtas. Correr, transportar cargas pesadas e realizar outras atividades de alto impacto são geralmente evitadas durante esse período. Os efeitos de alívio da dor desse procedimento geralmente aparecem alguns dias após a injeção.

Posso dirigir após a aplicação do ácido hialurônico?

Geralmente sim. Após a aplicação você poderá deambular normalmente e também dirigir.

Quais são os efeitos colaterais e riscos de injeções de ácido hialurônico?

Injeção de ácido hialurônico para o joelho é geralmente considerada um procedimento seguro, mas como qualquer procedimento médico, pode acarretar alguns efeitos colaterais e riscos.

Os efeitos colaterais mais comuns deste procedimento incluem leve inchaço e dor no local da injeção.

Outros riscos raros incluem infecções, reações alérgicas ou bursite. Se tais sinais ou sintomas ocorrerem, é aconselhável entrar em contato com Ortopedista imediatamente.

O que fazer se o joelho inchar ou doer após a aplicação de ácido hialurônico?

Você será orientado a aplicar compressas de gelo de 20 minutos a cada 2 horas e a tomar um medicamento para aliviar a dor.

Infiltração com ácido hialurônico | Dr. Denys Aragão

Você já sabe qual o problema que afeta os seus joelhos.
Agora, precisa de uma alternativa, seja ela tratamento ou cirurgia.

Clique abaixo em uma das opções:

Conheça outros tipos de lesões que podem ocorrer nos joelhos:

Área para Atletas

Entretanto, se você é um atleta profissional ou precisa de um acompanhamento mais próximo, também tenho a expertise necessária para fazermos um bom trabalho juntos.

Envie sua mensagem

Fale conosco

Gostaria de tirar dúvidas ou deixa sua opinião? O Dr. Denys ficará contente com o seu contato!

Consultas:
Entre em contato através do Telefone ou WhatsApp. Caso preferir, preencha o formulário que respondemos o mais breve possível!

    Back To Top