Dor no joelho ou lesões no joelho são extremamente comuns, e existem muitas causas. É importante fazer um diagnóstico preciso da causa de sua dor ou lesão no joelho para que o tratamento apropriado possa ser direcionado à causa. A dor no joelho pode surgir de lesões dos tecidos moles, por exemplo, entorses e tensões musculares, condições ósseas, por exemplo, artrose de joelho, Osgood Schlatters e disfunção biomecânica, por exemplo, síndrome femoropatelar (condromalácia patelar). Pode até ser irradiada do nervo ciático.
A dor no joelho tem muitas causas e o tratamento varia consideravelmente, dependendo do diagnóstico. O tratamento pode envolver técnicas simples de mobilização do joelho, massagem, bandagem, alongamentos ou exercícios de fortalecimento até um protocolo de reabilitação completo após a reconstrução ligamentar do joelho ou a colocação de prótese total de joelho.
Como saber se sua lesão no joelho é grave?
Embora seja sempre melhor procurar o conselho de um profissional altamente qualificado que é treinado em lesões de joelho, aqui estão sete sinais que podem indicar uma lesão grave no joelho.
- Deformidade visível no joelho – Você pode ter uma fratura ou luxação.
- Você ouviu um “pop” ou “estalo”
- Inchaço indica que algo dentro do seu joelho não está bem
- Movimento anormal do joelho
- Limitação do movimento como por exemplo, o joelho não estende ou flexiona completamente
- Você é incapaz de suportar peso em sua perna
- Seu joelho “cede” ou “falseia”.
Se você tiver algum destes sintomas, por favor, procure um Ortopedista Especialista em Joelho para um diagnóstico mais preciso e melhor opção de tratamento para sua dor no joelho.
Qual é o melhor exercício para dor no joelho?
Pode parecer um pouco contraditório, mas os pesquisadores identificaram que os exercícios de joelhos podem ajudar no alívio da dor no joelho. O importante é identificar quais exercícios de joelho podem ajudá-lo e quais podem ser prejudiciais.
Qual tipo de exercício você deve fazer também é importante. Sua intensidade de exercício irá variar dependendo da fase do seu diagnóstico específico, seu diagnóstico de lesão no joelho, além de outros fatores de saúde individuais. É exatamente nesse ponto que o treinamento profissional de seu fisioterapeuta, incluindo o diagnóstico de lesão no joelho e a prescrição apropriada de exercícios, é importante para guiá-lo rapidamente para ter os joelhos sem dor.
Enquanto gostaríamos de dizer que todos os exercícios de joelho são benéficos para você, existem diferenças individuais significativas entre todos os pacientes que apresentam dor no joelho. Por exemplo, um paciente com excesso de peso, diabético, mais velho, exigirá um conjunto muito diferente de exercícios de joelho para um atleta jovem de alto desempenho ou um paciente que tenha acabado de operar o joelho.
Com base nas diferenças individuais significativas de quem apresenta dor no joelho, é altamente recomendável que você procure orientação de um profissional especialista em joelho de sua confiança, para guiar sua reabilitação.
Causas Comuns
- Lesões Ligamentares
- Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)
- Lesão do Ligamento Cruzado Posterior (LCP)
- Lesão do Ligamento Colateral Medial (LCM)
- Lesão do Canto Póstero Lateral (CPL)
- Lesão do Ligamento Colateral Lateral (LCL)
- Entorse da articulação tibiofibular superior
- Rotura de menisco
- Menisco Discóide
- Dor da Patela
- Condromalácia Patelar
- Bursite patelar
- Luxação da patela
- Síndrome da Dor Patelofemoral
- Osgood Schlatter’s
- Síndrome de Larsen Johansson
- Artrite Do Joelho
- Artrose do Joelho
- Artrite Reumatóide
- Sinovite
- Tendinite no Joelho
- Tendinite Patelar (Tendinopatia)
- Tendinite da pata de Ganso
- Tendinite do poplíteo
- Lesões Musculares
- Distensão do quadríceps ou dos Isquiotibiais
- Sindrome de fricção do trato iliotibial
- Tensão muscular (dor muscular)
- Bursite do Joelho
- Bursite da Pata de Ganso
- Bursite pré patelar
- Condições do Joelho Infantil
- Osgood Schlatter’s
- Síndrome de Larsen Johansson
- Outras condições relacionadas ao joelho
- Joelho do corredor
- Síndrome de Plica
- Fibromialgia
- Fratura por Estresse
- Lesões por uso excessivo
- Síndrome das Pernas Inquietas
- Cirurgia no joelho
- Artroscopia de Joelho
- Prótese Total de Joelho
- Pós-operatório em geral
- Tumores ósseos e de partes moles
- Gota
- Febre reumática
Tratamento para dor no joelho
O Dr. Denys Aragão, especialista em problemas de joelho têm um interesse especial em tratar dores no joelho e lesões nas articulações. Tradicionalmente, a maioria das condições de dor no joelho tem sido frequentemente tratada apenas de forma não cirúrgica e costumam curar em um curto prazo. O Dr. Denys, está constantemente se atualizando sobre quais os melhores tipos tratamento para diferentes condições. Uma das diferenças que você notará com o tratamento com o Dr. Denys é a análise minuciosa da causa da dor no joelho, em vez de apenas tratar a dor. Acreditamos firmemente que, se você não corrigir a causa da dor no joelho, é apenas uma questão de tempo até que a dor no joelho retorne.
Juntamente com uma avaliação minuciosa do joelho e dos membros inferiores, o tratamento do joelho pode progredir rapidamente para que você fique sem dor e pratique seu esporte normalmente ou faça suas atividades diárias no menor tempo possível.
Para uma avaliação e tratamento do problema que está causando dor no seu joelho, entre em contato conosco e agende uma consulta com Dr. Denys Aragão.