Como é a recuperação após a cirurgia?
A cirurgia é realizada em um dia e no dia seguinte o paciente recebe alta hospitalar, com os medicamentos para dor. O dreno é removido antes da alta hospitalar.
Antes da alta hospitalar o paciente será visitado por um fisioterapeuta que vai lhe ensinar a andar com as muletas e mostrar-lhe alguns exercícios simples para fazer em casa.
O paciente pode colocar parcialmente o peso do corpo sobre a perna operada. Anti-inflamatórios e analgésicos são recomendados nos primeiros 5 a 7 dias.
Compressa com gelo no joelho operado devem ser feitas durante 20 minutos até de 2 em 2 horas nos primeiros dias. A Revisão pós-operatória geralmente é feita em 7-14 dias.
É permitido deambular com auxílio de muletas no primeiro dia após a cirurgia.
Os pontos são retirados entre 10 e 14 dias de pós operatório.
Reabilitação Fisioterápica pós-operatória
O Dr. Denys Aragão utiliza um protocolo acelerado de reabilitação que permite uma recuperação mais rápida. Este protocolo foi desenvolvido para atletas profissionais, no entanto, é também utilizado para atletas amadores com excelentes resultados.
A fisioterapia é parte integrante do tratamento e recomenda-se iniciar o mais cedo possível. O objetivo inicial é recuperar o movimento completo do joelho, reduzir o inchaço e fortalecer a musculatura da coxa.
A reabilitação remanescente será supervisionada por um fisioterapeuta e envolverá atividades como andar de bicicleta, natação, exercícios proprioceptivos e fortalecimento muscular.
O paciente será liberado para retornar a todas as atividades esportivas assim que conseguir os critérios subjetivos de força e propriocepção. Geralmente isso ocorrem após os 6 meses da cirurgia.
Uma avaliação isocinética será feita, para determinar o grau de força muscular nos membros inferiores. Geralmente o paciente será autorizado a retornar ao esporte se a diferença de força entre as duas coxas for pequena.
Mais alguma dúvida?
Entre em contado agora mesmos e agende uma consulta com Dr. Denys Aragão para maiores esclarecimentos.