Tratamentos não-invasivos e não-cirúrgicos para todos os tipos de Artrose
Exercício de baixo impacto
Andar a pé é um dos exercícios de baixo impacto mais eficazes disponíveis para a artrose do joelho, e está disponível para praticamente todos. Revisões publicadas de evidências de alta qualidade disponíveis mostram que exercícios como caminhadas, podem proporcionar boas reduções na dor e melhorias na função física.
Você pode até transformar a caminhada em um programa de treinamento intervalado em que você andará rápido por um minuto, caminhará lentamente por dois minutos e depois repetirá esse ciclo. Os programas de treinamento intervalado são algumas das formas mais eficazes de melhorar a saúde do coração e dos pulmões.
Caminhe até o nível de tempo e intensidade que você pode confortavelmente manter. Tente não se forçar a caminhar até o ponto em que você esteja com muita dor.
Caminhada funciona?
Definitivamente, sim. O movimento é essencial para a saúde geral e é um benefício comprovado para qualquer pessoa com artrose.
Tenho artrose nos joelhos. Devo fazer caminhadas?
Recomendo caminhadas ou outros exercícios de baixo impacto (como natação, ciclismo ou pilates) para todos os nossos pacientes com artrose no joelho. Fique dentro de uma zona razoavelmente confortável e não se esforce de forma exagerada.
O treinamento de resistência para força é outra opção importante para ajudar a reduzir a dor no joelho causada pela Artrose. O problema para muitas pessoas, porém, é o treinamento de resistência pode produzir dor no joelho. O agachamento corporal pode ser uma maneira eficaz de fortalecer os glúteos, quadríceps e a musculatura da perna.
Você pode diminuir a amplitude do agachamento para que você não faça um agachamento tão profundo e reduzir o número de repetições. Ambas as modificações podem tornar mais confortável para você fazer o exercício.
Treinamento de restrição de fluxo
Um novo modo de terapia chamado treinamento de restrição do fluxo sanguíneo tem ajudado muito a reabilitação dos paciente com Artrose no joelho . Este tipo de treinamento envolve a colocação de uma faixa ou alça na parte superior das coxas. O fluxo sanguíneo que retorna ao coração é ligeiramente restrito. Isso tem um efeito hormonal durante o exercício que pode ser muito benéfico. Ele permite o uso de cargas muito mais baixas para resistência do que seria usado no treinamento de força tradicional, que tem o enorme benefício de reduzir as cargas em uma articulação com artrose.
Isso significa que você pode obter um exercício de treinamento de força muito eficaz, mas sem cargas prejudiciais que, de outra forma, levariam a dores no joelho. Discuta a terapia de restrição do fluxo sanguíneo com um personal trainer ou fisioterapeuta.
Treinamento de restrição de fluxo funciona?
Sim. Há evidências científicas bem documentadas dos benefícios da melhora da força na redução da dor no joelho causada pela artrose.
Treinamento de resistência e força
Se você é novo no treinamento de força, recomendamos que trabalhe inicialmente com um fisioterapeuta. Há um equilíbrio entre trabalhar duro o suficiente para aumentar a força e trabalhar muito até sentir dor. Um fisioterapeuta é um profissional capacitado que pode orientá-lo adequadamente. Também recomendamos que você consulte um fisioterapeuta sobre a terapia de restrição do fluxo sanguíneo antes de tentar isso “por conta própria.
Redução de peso
Durante a caminhada normal, há um breve período de tempo em que 5 a 7 vezes o peso corporal é colocado na articulação do joelho. Então, para uma pessoa de 90kg 5 vezes de estresse é igual a 450 kg. Multiplique isso por 10.000 passos e agora você está falando de uma enorme quantidade de carga na articulação do joelho!
A boa notícia deste efeito multiplicador é que mesmo pequenas quantidades de perda de peso corporal podem ter um efeito positivo no seu nível de conforto. Usando a mesma matemática que usamos acima, 4,5 kg de redução de peso resultam em uma diminuição de 22,5 kg na carga através da articulação do joelho. Além disso, há evidências que sugerem que o excesso de gordura corporal está associado ao aumento da inflamação. Ao perder gordura corporal, você pode diminuir a inflamação em seu corpo.
Para a maioria dos adultos, as modificações dietéticas são o meio mais eficaz para perder peso. Trabalhe com um nutricionista, endocrinologista ou outro profissional para otimizar sua dieta primeiro e depois combine isso com um programa de exercícios.
Perder peso funciona?
Sim. Mesmo pequenas quantidades de redução de peso reduzirão a carga através de uma articulação com artrose, e uma carga reduzida significa redução da dor. A maioria das pessoas notará um benefício com 3 a 5 kg de redução de peso.
Devo perder peso?
Sim. Recomendamos enfaticamente a redução de peso para todos os pacientes com artrose no joelho, mesmo se você já estiver em uma faixa de peso ideal. Você pode precisar consultar um nutricionista se precisar de estratégias específicas.
Fisioterapia
O fisioterapeuta pode ajudá-lo com programas adequados de fortalecimento, amplitude de movimento, melhorias na sua marcha e também pode usar várias modalidades para ajudar no alívio da dor.
Fisioterapia funciona?
Geralmente, sim. Embora algumas pessoas com estágios mais avançados de artrose possam não alcançar muita melhora. A fisioterapia é muito útil para os joelhos com artrose leve a moderada.
Vale a pena fazer fisioterapia?
Vale a pena tentar, se você pretende adotar a abordagem menos invasiva para sua dor no joelho.
Suplementos
Suplementos são freqüentemente divulgados na mídia como as potenciais “curas” para a artrose. Você precisa ter muito cuidado com essas alegações muito vantajosas. Tenha cuidado com a qualidade do suplemento. Temos evidências razoáveis de eficácia de quatro tipos de suplementos: glucosamina, condroitina, piascledine e colágenos hidrolisados.
A única desvantagem é que você, normalmente, teria que tomar os suplementos por cerca de 3 a 6 meses antes de saber se eles estão tendo algum efeito em sua dor.
Suplementos funcionam?
Talvez. Glucosamina, condroitina, piascledine e os colágenos passaram por estudos científicos e os resultados são variáveis.
Devo tomar suplementos?
Se você procura experimentar tudo o que puder para melhorar seu nível de conforto, melhorar sua função e evitar a cirurgia, é razoável tentar algum destes suplementos.
Tratamento com medicamentos para dor leve
Pessoas com artrose no joelho sentem dor em diferentes níveis. Algumas pessoas tem artrose muito grave em um raio-x ou Ressonância magnética, no entanto tem pouca dor. E no outro extremo, algumas pessoas que apresentam formas mais leves de artrose em exames de imagem podem ter uma quantidade substancial de dor e função limitada.
Tylenol
O Tylenol é um medicamento de primeira linha para as dores leves. Ele é fácil de tomar e não costuma afetar o estômago. Ele tem um perfil de segurança muito bom e pode ser usado pela maioria das pessoas, a menos que você tenha uma contraindicação médica específica, como doença renal. Há evidências de boa qualidade que demonstram que o alívio da dor leve a moderada pode ser alcançado. A dose típica é de 1000 mg (duas pílulas) tomadas duas ou três vezes por dia em uma base regular. O Tylenol é um analgésico suave e não é um medicamento anti-inflamatório.
Anti-inflamatórios
Você pode usar medicamentos anti-inflamatórios, por curtos períodos. Para pessoas com dor leve, recomendamos que você use esses medicamentos conforme a necessidade. Por exemplo, se você tem dor ocasional após uma partida de tênis, esses medicamentos seriam apropriados para usar após a atividade.
Também recomendamos o uso preventivo desses medicamentos se você souber que terá uma atividade particularmente extenuante. Por exemplo, se você está indo em uma caminhada extensa você pode tomar os medicamentos antes da caminhada, a fim de tentar evitar qualquer inflamação e dor. A dosagem desses medicamentos será conforme escrita em seus rótulos.
O uso prolongado destes medicamentos pode causar problemas estomacais, renais, cardíacos e alteração da pressão, por isso consulte sempre um especialista para lhe orientar.
Os anti-inflamatórios funcionam?
Sim. Quase todo mundo vai ter alguma quantidade de alívio da dor de balcão medicação anti-inflamatória.
Devo tomar anti-inflamatórios?
Essas são boas escolhas se você tiver dor relacionada à atividade leve a moderada ocasional. Não recomendo o uso a longo prazo de medicamentos anti-inflamatórios de venda livre, pois pode haver efeitos colaterais que exigem monitoramento cuidadoso.
O uso prolongado destes medicamentos pode causar problemas no estômago, rim, coração e alteração da pressão, por isso consulte sempre um especialista para lhe orientar.
Eu costumo avaliar cuidadosamente a história médica geral de um indivíduo ao prescrever medicamentos anti-inflamatórios, especialmente sua história de quaisquer problemas com o trato gastrointestinal, risco cardiovascular e função renal prejudicada.
Anti-inflamatório tópico
Um medicamento sob a forma de um creme ou gel que é esfregado na superfície da pele é chamado de medicação tópica. Um anti-inflamatório tópico como o diclofenaco é outra boa opção para pessoas com dor leve. Há alguma evidência publicada de sua eficácia, e tende a funcionar melhor para dores leves do que para níveis mais significativos de dor. No entanto, ele traz a excelente vantagem de não ter, essencialmente, efeitos colaterais no estômago.
Anti-inflamatórios tópicos funcionam?
Geralmente, sim. Existem algumas evidências de eficácia tópica de diclofenaco para dor leve a moderada na artrose do joelho.
Devo tomar anti-inflamatórios?
O diclofenaco tópico é uma boa escolha se você tem dor leve a moderada na artrite do joelho, e deseja evitar tomar qualquer pílula. Uma medicação tópica é definitivamente uma boa escolha se você estiver com anticoagulante ou tiver uma condição de estômago, fígado ou rim em que não pode tomar uma pílula anti-inflamatória.
Tratamento com medicamentos para dor moderada
Mais uma vez, tendemos a basear nossas recomendações de tratamento em quantidades de dor e limitações na função, em vez de puramente sobre o que um estudo de imagem mostra. Há uma série de opções disponíveis para indivíduos com quantidades moderadas de dor.Os anti-inflamatórios também podem ser utilizados nestes casos.
Tratamentos para dor com injeções
Corticóide
Durante décadas, cirurgiões ortopédicos realizaram injeções articulares com “cortisona” para alívio da dor e efeito anti-inflamatório. Essas injeções podem ser eficazes para o alívio da dor a curto prazo, mas os efeitos tendem a desaparecer depois de algumas semanas.
O mais utilizado no Brasil é a triancinolona (nome comercial: Triancil). Estes são injetados diretamente na articulação e normalmente produzem alívio da dor começando dentro de algumas horas e atingindo a máxima eficácia após dois ou três dias.
Existem várias vantagens nas injeções de cortisona. Eles são fáceis de aplicar no escritório e têm muito poucos efeitos colaterais no corpo como um todo.
As desvantagens da cortisona são que geralmente não são apropriadas para o tratamento da dor a longo prazo. Existem algumas evidências que mostram que injeções repetidas de cortisona podem realmente causar a quebra de tecidos saudáveis dentro e ao redor da articulação.
Além disso, pode haver outros efeitos colaterais, como comprometimento do fluxo sangüíneo ósseo. Por estas razões, tendemos a realizar no máximo duas ou três injeções de cortisona por ano em qualquer articulação.
Corticóide funciona?
Geralmente sim, a maioria dos pacientes alcança algum alívio da dor com o uso de uma injeção de cortisona. Pode não eliminar a dor, mas deve ajudar. Os resultados podem desaparecer em 2-4 semanas, mas podem durar muitos meses em alguns casos.
Quando devo fazer uso da aplicação de corticoide no joelho?
Se você tem uma necessidade imediata, então uma injeção de cortisona é uma boa ideia. Não recomendamos injeções repetidas de cortisona na mesma articulação muito próximas. Outra injeção com vários meses de intervalo é geralmente segura.
Infiltração com ácido hialurônico
“Fluido sinovial” é o nome do lubrificante natural encontrado em todas as nossas articulações. Ajuda a melhorar a superfície de deslizamento da cartilagem e também fornece nutrição para a cartilagem.
O ácido hialurônico é um componente normal do fluido articular. Por razões que não são bem compreendidas, a concentração de ácido hialurônico diminui em pessoas com artrose no joelho.
Nossa preferência é usar terapias de ácido hialurônico de injeção única ao invés de uma série de três injeções.
Um dos benefícios potenciais da injeção de ácido hialurônico além do alívio da dor é que há alguma evidência clínica de que o ácido hialurônico pode retardar o processo degenerativo ou retardar a necessidade da colocação de prótese.
A aplicação de ácido hialurônico funciona?
Pesquisas mais recentes indicam que é pelo menos tão eficaz quanto a cortisona, dura mais e tem o potencial de retardar o processo da artrose.
Quando devo fazer a aplicação de ácido hialurônico?
Recomendamos injeções de hialurônico para pessoas que que tem problemas de desgaste da cartilagem do joelho sem indicação para cirurgia, mas desejam obter uma melhora da dor. Também podemos recomendar o hialurônico para pessoas com artrose grave que desejam evitar a cirurgia ou não podem fazer cirurgia.
Plasma rico em plaquetas (“PRP”)
As plaquetas são células encontradas no sangue e estão envolvidas na reparação de tecidos lesados. Por exemplo, se você tiver um corte em sua pele, as plaquetas ajudam a criar o coágulo e, finalmente, este auxilia na cura do corte.
As plaquetas são uma excelente fonte de fatores de crescimento do reparo tecidual. Os médicos descobriram há alguns anos que é possível colher um tubo do próprio sangue da pessoa, centrifugar o sangue em uma centrífuga por alguns minutos e criar uma concentração de plaquetas da própria pessoa, chamada plasma rico em plaquetas (PRP).
O PRP é então injetado em vários locais que requerem reparo tecidual. Clínicos de medicina esportiva têm usado a injeção de PRP para condições de tecidos moles, como tendinites ou lesões musculares, com excelente sucesso há vários anos.
Estudos clínicos recentes demonstraram a eficácia da injeção de PRP no alívio da dor da artrite do joelho. Além disso, há algumas evidências que sugerem que o PRP pode realmente retardar o agravamento da artrite ao longo do tempo.
A única desvantagem real de uma injeção de PRP é que ela não é coberta pelos planos de saúde e no Brasil a Legislação ainda não permite a utilização deste procedimento.
O PRP funciona?
Há um debate sobre a eficácia da injeção de PRP, e é por isso que as seguradoras não cobrem isso e a Anvisa ainda não autorizou sua utilização. No entanto, pesquisas recentes indicam que é pelo menos tão eficaz quanto a cortisona, dura mais e tem o potencial de retardar o processo da doença.
Terapias Alternativas
Acupuntura
É uma forma de tratamento para o alívio da dor na artrose do joelho.
Existe uma quantidade limitada de evidências científicas para apoiar a eficácia desse tratamento. No entanto, alguns pacientes conseguem um bom alívio da dor. Em geral, consideramos essa opção razoável se a pessoa estiver inclinada a segui-las, porque há muito pouco risco em tentar fazê-las.
Acupuntura funciona?
Para alguns casos sim.
Devo fazer a acupuntura?
A coisa boa sobre esses tratamentos é que não há mal em tentar. É uma questão de preferência pessoal.
Injeções com células-tronco
“Células-tronco” são os blocos de construção do corpo. Estas são células das quais todas as outras células com funções especializadas são criadas. Sob as condições certas no corpo humano ou em um laboratório, as células-tronco têm o potencial de reparar o tecido danificado.
No entanto, ao tratar a artrose, as evidências sugerem que as células-tronco podem fornecer importantes fatores de crescimento que modificam os sintomas de uma pessoa, em vez de regenerar a cartilagem ou reparar o tecido danificado. Ainda temos muito a aprender sobre os resultados reais que podem ser obtidos com a injeção.
Em um adulto, as células-tronco podem ser potencialmente obtidas a partir de uma variedade de fontes. Pesquisadores ortopédicos têm se concentrado no uso de medula óssea ou gordura como fontes potenciais de células-tronco. É necessária uma pesquisa adicional sobre o melhor local para se obter células-tronco.
Recomendamos também que os consumidores evitem alegações insólitas ou infundadas de reversão total da doença. Essas alegações, que podem ser comumente encontradas na Internet, são quase completamente sem mérito. As taxas cobradas pelos praticantes podem ser excepcionalmente altas.
A injeção de células tronco funciona para o tratamento da artrose de Joelho?
Talvez. Estamos otimistas, mas atualmente não há dados suficientes para recomendarmos amplamente a terapia de injeção de células-tronco para o tratamento de Artrose de Joelho.
Devo fazer uma aplicação de células tronco para tratar a artrose de joelho?
Não, recomendamos a entrada em uma “clínica” que você encontrou na Internet, que promete resultados milagrosos, comercializado uma injeção de células-tronco para o tratamento de Artrose de joelho. Estamos fazendo utilização e injeções de células-tronco derivadas da medula óssea em casos muito selecionados, como em suturas de meniscos, geralmente em conjunto com a cirurgia.
Células tronco para tratamento de artrose de joelho
São promissores para o tratamento de artrose de joelho, mas temos muito a aprender sobre os resultados reais.